Dia do artista é o Dia Nacional do Índio

Aos mais antigos habitantes das terras brasileiras, àqueles que influenciaram e aos quais ainda mantemos grandes vínculos em nossa cultura, àqueles que resistem às mudanças no mundo de hoje e, cada qual a sua maneira, desenvolvem suas atividades e cultivam suas tradições seculares. A todos aqueles que no dia 19 de abril comemoram o Dia Nacional do Índio, Parabéns!

Criada pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, em 1943, a data permanece até hoje em nossos calendários. Mas afinal, por que 19 de abril? Para entendermos o porquê da data, devemos nos reportar a 1940, ano em que aconteceu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México.

A fim de discutir conceitos e resolver problemas que confrontavam com as necessidades dos índios de todo o continente, foram convidados diversos líderes indígenas para o evento. Porém, temendo retaliações e perseguições, muitos não compareceram. Após muita negociação, os líderes resolveram enfrentar os medos e participar ativamente das decisões que mudariam para sempre a vida de suas comunidades e das futuras gerações. O dia 19 de abril de 1940 ficou marcado pela presença em massa das lideranças indígenas no congresso e pelo enfrentamento pacífico aos “homens-brancos”.

É por essas e outras que o Dia Nacional do Índio deve ser comemorado por nós brasileiros. Uma das grandes homenagens será a do Museu do Índio, que contará com diversas atrações para a semana comemorativa. De oficinas de cerâmica a exposições e apresentações de dança, o objetivo é levar ao público um pouco mais sobre os Karajás, tribo do Tocantins, e outros aspectos da tradicionais cultura indígena.

Confira a programação completa no site www.museudoindio.gov.br e aprecie o que há de melhor no acervo! Conte-nos como foi a visita! ;)

COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!