Museu Casa de Portinari é fechado preventivamente




O Museu Casa de Portinari, localizado no município de Brodowski, foi fechado no dia 22 de junho, por decisão da Secretaria de Estado da Cultura. O museu será fechado preventivamente depois de uma inspeção de rotina que constatou que havia um deslocamento dos afrescos, ou seja, as pinturas estavam se desprendendo na Capela da Nonna. A decisão visa uma proteção das obras pintadas pelo artista plástico Candido Portinari nas paredes da pequena casa onde ele viveu.
Segundo o laudo do restaurador, Júlio Moraes, a causa pode estar relacionada ao material usado pelo próprio artista, como gema de ovo ou cola animal, que são sensíveis a variações de umidade. No entanto, o laudo também aponta que a frequência de pessoas no ambiente produz impactos nas condições ambientais e pode ter relação com o processo constatado.
Por se tratarem de procedimentos delicados, os trabalhos estão sendo planejados para evitar danos à casa e às pinturas.  A Secretaria está atualmente concluindo os trâmites necessários para dar início à licitação do projeto executivo e da obra, o que deve ocorrer ainda em julho.
Entretanto, por mais que o Museu fique fechado, sua equipe técnica e educativa continuará realizando atividades pedagógicas relacionadas ao tema do patrimônio artístico em outros espaços da cidade. 



COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!