DIA DO ORGULHO LGBTI+ E A EXPOSIÇÃO “DEVASSOS NO PARAÍSO: O BRASIL MOSTRA SUA CARA"




Hoje, dia 28 de junho, é considerado o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). A data é celebrada e lembrada mundialmente, após o episódio ocorrido no famoso bar Stonewall Inn, em Nova York, no ano de 1969. Frequentadores do local reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas no estabelecimento.

A prisão e o espancamento de várias pessoas levaram dois mil manifestantes às ruas. Essa movimentação foi considerada a 1° Parada do Orgulho LGBT. Hoje, há paradas em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano. Em São Paulo, o evento foi realizado no último fim de semana, no domingo, dia 23 de junho.

Até hoje é possível observar o quanto a violência contra pessoas por sua orientação sexual e gênero está presente em nossa sociedade. Daí, a extrema importância de relembrar o episódio e celebrar a data.

Apesar dos diversos desafios que o público LGBTI+ enfrenta, a comunidade já teve conquistas. Uma delas é o Museu da Diversidade Sexual, fundado no ano de 2012. O museu possui diversas atrações e atividades culturais.

A exposição “Devassos no paraíso: O Brasil mostra a sua cara” é uma delas. Foi inspirada em uma obra clássica do João Silvério Trevisan, que conta a trajetória da construção da sexualidade e expressões de gênero no Brasil, desde o período colonial. Inaugurada no dia 8 de junho, fica em cartaz até o dia 23 de setembro de 2019. O museu localiza-se na estação República do metrô, no piso mezanino (acesso pela Rua do Arouche, 24, República – São Paulo) e a entrada é gratuita.

Outras informações: https://bit.ly/2XcYW27


COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!