A prisão e o espancamento de várias pessoas levaram dois mil manifestantes às ruas. Essa movimentação foi considerada a 1° Parada do Orgulho LGBT. Hoje, há paradas em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano. Em São Paulo, o evento foi realizado no último fim de semana, no domingo, dia 23 de junho.
Até hoje é possível observar o quanto a violência contra pessoas por sua orientação sexual e gênero está presente em nossa sociedade. Daí, a extrema importância de relembrar o episódio e celebrar a data.
Apesar dos diversos desafios que o público LGBTI+ enfrenta, a comunidade já teve conquistas. Uma delas é o Museu da Diversidade Sexual, fundado no ano de 2012. O museu possui diversas atrações e atividades culturais.
A exposição “Devassos no paraíso: O Brasil mostra a sua cara” é uma delas. Foi inspirada em uma obra clássica do João Silvério Trevisan, que conta a trajetória da construção da sexualidade e expressões de gênero no Brasil, desde o período colonial. Inaugurada no dia 8 de junho, fica em cartaz até o dia 23 de setembro de 2019. O museu localiza-se na estação República do metrô, no piso mezanino (acesso pela Rua do Arouche, 24, República – São Paulo) e a entrada é gratuita.
Outras informações: https://bit.ly/2XcYW27