Neste feriado, 2 de novembro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP recebe a exposição “O Triunfo do detalhe. Os mestres antigos: O Retrato” com 15 obras de grandes mestres dos séculos XVI ao início do XIX. A mostra celebra a arte do retrato e do autorretrato no período que antecede o Modernismo.
O curador Teixeira Coelho escolheu quinze retratos dos mais conceituados artistas desde o renascimento, como: Rembrandt, Tiziano, Velázquez, Goya, Hals, Rubens, Van Dyck, Gainsborough, Allori e Paris Bordon.
Para o curador, nessa exposição pode-se observar a importância da arte desde o século 16. “Como observa Daniel Arasse, o detalhe torna-se o melhor índice da excelência do artista. É no detalhe que se concentra, mesmo, a ‘verdade em pintura’, um traço que na arte moderna aos poucos desapareceria para ceder lugar à impressão geral e à ideia abstrata”, afirma Coelho.
Serviços:
Endereço: Av. Paulista, 1578
Data: até 2 de dezembro
Horário: De 3ª a domingos e feriados, das 10h às 18h. Ás 5ª das 10h às 20h.
Telefone: (11) 3251.5644
Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00 Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Às 3ªs feiras: acesso gratuito a todos.
Informações ao público: www.masp.art.br