Feambra completa 25 anos e convida para Rodada de Conhecimentos


No próximo dia 22 de outubro, a Feambra celebra seus 25 anos com Rodada de Conhecimento sobre Associações de Amigos de Museus, sua história e contribuições, no Espaço Cultural Feambra, das 8h30 às 12h45. 
A entidade convocou um time de palestrantes renomados para abordar os temas e receber seus convidados: 

Vera Bottrel Tostes - Diretora do Museu Histórico Nacional
 
 
Coordenadora do Arquivo Fonográfico do Museu da Imagem e do Som. Diretora do Museu Fundação Casa de Rui Barbosa. Assistent Curator - Philadelphia Art Museum, USA. Professora da Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO, até a presente data. Professora Titular da Faculdade de Museologia Estácio de Sá. Coordenadora da Documentação dos Museus Brasileiros - Fundação Pró-Memória. Diretora do Museu Histórico Nacional - até o presente data. Diretora do Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - até a presente data. Participou de Congressos Nacionais e Internacionais, apresentando trabalhos. Membro Titular de Associações Científicas e Instituições Culturais no Brasil e no Exterior. Recebeu diversas medalhas e condecorações brasileiras e estrangeiras pelo desempenho na área museológica. Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.      
 
 
Prof. Samuel Moraes Kerr - Presidente da Sociedade de Amigos do Museu Paulista (Sampa)
 
 
Regente, arranjador, organista ou professor. Conduz sua carreira musical ao som da voz cantada. Trabalhos corais: Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo, Coral da Unesp, por ele criado, Cia Coral, Associação Coral Cantum Nobile, Coral dos Estudantes de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Madrigal Psichopharmacom. Foi Diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo, Regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo e Professor do Instituto de Artes da Unesp. Atualmente tem participado dos Painéis Funarte de Regência Coral.   Durante seu trabalho como professor na UNESP, desenvolveu um projeto que resultou na parceria do Instituto de Artes da Unesp  com o Museu Paulista em forma de concertos realizados aos domingos no Salão Nobre onde se apresentavam cantores, grupos instrumentais, corais e orquestras, propiciando ao publico visitante do Museu Paulista uma aproximação à música de concerto. A vizinhança do Instituto de Artes e a programação musical do Museu Paulista envolveram Samuel Kerr de tal forma com o Museu, que passou a fazer parte da SAMPA, Sociedade Amigos do Museu Paulista.    


Roberta Matarazzo - Presidente da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea da USP (AAMAC)
 
 
 
Presidente da AAMAC - Associação dos Amigos do MAC, desde outubro de 2010 e Presidente da Mabisa Serviços Imobiliários Ltda. - Empresa de Serviços e Desenvolvimento Imobiliário. Membro do Conselho do CHC - Centro de História e Ciência da USP. Fundou e coordenou o Comitê de Residências Populares, de 1972 a 1979, tendo sido responsável pela proposta da criação do Centro Comunitário como Órgão de Sustentação da Casa Popular. Estruturou a estratégia de comercialização da Sun House - sistema de pré-fabricação, em 1976. Foi Diretora do World Trade Center do Brasil - representou o Brasil em Moscou em 1980. Viabilizou o projeto W.T.C. em São Paulo. Assessora de Investimentos Imobiliários para os Fundos de Pensão - ABRAPP a partir de 1980. Patrocinou os Seminários de Oportunidades de Investimento na Indústria de Turismo em Brasília - São Paulo - Milão e Madri - 1987 e 1988. Trustee da Fundação Ecumênica formada em Viena em 1988. Foi Diretora dos Patronos do Teatro Municipal de 1991 a 1999 e Membro do Conselho Consultivo dos Patronos do Teatro Municipal, 1999.   Membro do Conselho da Fundação Frans Krajcberg, 1993. Desenvolveu o Projeto proposto pelo Embaixador Sergio Corrêa da Costa - Debt Equity. Conversion - Developing Real Estate and Tourism in Brasil, 1990. Membro do Congresso de Competitividade - Ministério da Economia em 1991. Membro do Conselho do International Advisory Committee - Global Forum of Spiritual and Parliamentary Leaders on Human Survival. Membro do Comitê Internacional do Global Forum em 1988, Moscou 1990, Tókio 1991 e Rio de Janeiro 1992 - Representou o Brasil, em Moscou 1990 no Kremlin, no Foro Global sobre o Meio Ambiente e Sobrevivência. Desenvolveu o Projeto Ver & Ouvir Música na Praça - Interiorização e democratização de acesso aos espetáculos gerados em nossos Teatros.  


Rebeca Débora Finguermann - Produtora Executiva e Assessora Jurídica/Terceiro Setor

 
 
Advogada e Produtora Executiva.  Mestre em Direito Político e Econômico pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Consultora e Parecerista na Área da Cultura e Terceiro Setor, Professora Universitária. Atua predominantemente na área de exposições e museus em vários segmentos (Planos Anuais, Projetos de Construção Civil, Reforma, Restauro e Retrofit, Exposições, Publicação de Livros, Preservação de Acervos, Reserva Técnica dentre outras áreas e segmentos.). Capacita equipes e gestores; Acompanha a abertura, regularização de documentação de entidades e qualificação como OSCIP; Trabalha com assessoria e consultoria, na elaboração e execução de projetos via Leis de Renúncia Fiscal a nível federal, estadual e municipal para dedução de IR/PJ; IR/PF, ICMS e Lei Mendonça (revogada, agora Pró-Mac - IPTU, ISS), bem como enquadramento de Projetos Culturais, Sociais, Ambientais e Esportes nas leis de incentivo; atua na elaboração e enquadramento de projetos para pedidos de convênios, termos de parceria, bem como na elaboração de programas de governo e PPAs para Municípios. Participa de editais de seleção de projetos e licitações na área. Elabora contratos de patrocínio, prestação de serviços artísticos, cessões de direito autoral, licenciamentos, dentre outros.  


Renata Vieira da Motta - Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM)

 

 
Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP.  Desenvolveu atividades didáticas em história da arte e gestão cultural, na Escola da Cidade e na PUC-SP.  Desenvolve pesquisa na área de museus e patrimônio, com foco nos aspectos de política pública e de gestão de instituições culturais. Entre 2011 e 2013 foi Diretora do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e desde maio de 2013 é Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. É associada ao ICOM - Conselho Internacional de Museus e membro do Conselho Deliberativo 2013-2015 da Associação de Amigos do Centro Cultural São Paulo. Em 2014 participou do Programa Global Museum Leaders Colloquium no The Metropolitan Museum of Art.      
    
É com muito orgulho e determinação que a Feambra desempenha suas atividades e se prepara para os próximos anos. A cerimônia será marcada pela participação do público fundamental para a memória da federação e o que está por vir, homenageando quem faz a sua história. 

COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!