ACERVO EM PLÁSTICO DA PINACOTECA


Até o dia 14 de dezembro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição Acervo em plástico da Pinacoteca: problemáticas de conservação e restauro.

A mostra traz ao público o trabalho de pesquisa em materiais plásticos do Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Dividida em duas partes, a exposição reúne, em sua primeira seção, obras do acervo da instituição que representam os principais materiais plásticos e suas questões de conservação. São trabalhos de Aldir Mendes de Souza, Amélia Toledo, Claudio Tozzi, Danilo Di Prete, Farnese de Andrade, Geraldo de Barros, Gilberto Salvador, Helena Caminha (Translúcida, a primeira obra em plástico a integrar o acervo da Pinacoteca, em 1970), Jorge Menna Barreto, Julio Plaza, Lothar Charoux, Macaparana, Mario Cravo Neto, Nina Moraes, Roberto de Lamonica, Sérvulo Esmeraldo, Sheila Goloborotko e Tereza D’Amico. As duas versões da obra Caixinha do sem fim, de Amélia Toledo, confeccionadas em anos diferentes, expostas lado a lado, demonstram para o público os efeitos sofridos pelos materiais plásticos.

Uma projeção em vídeo apresenta o conjunto do atual acervo em plástico da instituição, com o diagnóstico dos problemas de degradação dos materiais usados em sua confecção, além da indicação das medidas possíveis de conservação. Uma linha do tempo contextualiza as obras do acervo em relação a exemplos do uso do plástico no cotidiano e na arte, indicando as datas que marcam a criação e comercialização dos principais polímeros.

Na segunda seção, como exemplo das ações desenvolvidas pelo núcleo, a exposição apresenta o trabalho de conservação da Fonte das Nanás, de Niki de Saint-Phalle, obra que compõe o acervo da Pinacoteca e permanece em exposição de longa duração no pátio interno do Edifício Luz. Contextualizando o histórico da Fonte das Nanás e de sua incorporação ao acervo da Pinacoteca, a exposição traz uma breve linha do tempo da artista, além de trabalhos e documentos de Niki de Saint Phalle. A mostra tem o objetivo de permitir ao visitante conhecer todo o processo necessário à boa manutenção de obras modernas e contemporâneas que se utilizam diversos tipos de plástico, além de compreender melhor o trabalho de conservação e restauro realizado na Fonte das Nanás, uma das obras da coleção da Pinacoteca mais queridas pelo público.

Maiores Informações: www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?c=exposicoes&idexp=1239&mn=537&friendly=Exposicao-Acervo-em-plastico-da-Pinacoteca

Fonte: Pinacoteca


COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!