Lançamento de livro Mestres da Gravura: Coleção Fundação Biblioteca Nacional


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) possui uma coleção de gravuras avulsas com mais de 30 mil itens. Cento e setenta e uma obras do Renascimento ao Iluminismo foram selecionadas para representar parte desse valioso patrimônio cultural brasileiro no livro Mestres da gravura: Coleção Fundação Biblioteca Nacional. A obra será lançada no dia 11/12, na Biblioteca Nacional.

O livro traz a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Fundação Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores do mundo, com obras raras inigualáveis no país, incluindo uma inestimável coleção de gravuras. O conteúdo privilegia o núcleo inicial da coleção de gravuras avulsas e as técnicas de gravura desenvolvidas até o século XVIII. Esse conjunto remonta à Real Biblioteca Portuguesa, trazida por ocasião da transferência da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808. Vinte gravuras do conjunto foram restauradas como parte do projeto.

As obras que compõe esta publicação são de 78 gravadores que traduzem, com sensibilidade e destreza, a construção do pensamento filosófico e religioso, as ideias, os costumes e as descobertas promovidas pela cultura europeia ao longo dos séculos. O conjunto de gravuras reproduzido inclui gravuras originais, obras criadas por renomados artistas da história da arte que exploram os recursos das técnicas de gravura e gravuras de reprodução ou de interpretação, realizadas por gravadores com amplo domínio técnico que reproduzem obras-primas como pinturas, esculturas, desenhos e afrescos. Estão presentes tanto xilogravuras, exemplos da mais antiga técnica de gravar sobre papel, quanto variadas técnicas de gravação em metal.

A concepção do projeto, pesquisa e seleção de obras é de Fernanda Terra, curadora, historiadora de arte e mestre em Museologia e Patrimônio na Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional.

A publicação inclui a reprodução de 171 gravuras pesquisadas e selecionadas com um breve histórico de cada gravador, subdividas em oito coleções, organizadas por ordem cronológica de nascimento dos artistas. Além disso, o leitor encontrará também os artigos “Mestres da gravura: Coleção Biblioteca Nacional”, resultado da pesquisa de Fernanda Terra e “Breve história da biblioteca: entre livros e símbolos”, escrito pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz. A obra inclui ainda um texto do Presidente da FBN Renato Lessa: Manter o passado no futuro, e por fim, um texto da Divisão de Iconografia, assinado por Monica Carneiro Alves e Monica Velloso Azevedo: A Iconografia na Biblioteca Nacional.

A publicação é uma edição da Artepadilla e coedição da Caramurê Publicações e da Fundação Biblioteca Nacional. Patrocínio da Global Participações em Energia – GPE e Centrais Elétricas Potiguar – CEP através da Lei Rouanet/ Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Estão programadas novas apresentações da coleção em exposições com curadoria de Fernanda Terra no Palácio das Artes/ Fundação Clovis Salgado, em Belo Horizonte, de 29 de abril a 22 de junho de 2014, e no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, de 8 de julho a 31 de agosto de 2014, com patrocínio da Petrobras.

Fonte: cultura.rj

COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!