A partir do dia 28 de outubro, o público de São Paulo vai poder conhecer diversas facetas de Erwin Blumenfeld, um dos mais importantes fotógrafos do século 20, é o que se pode dizer ao anunciar a abertura da exposição Blumenfeld Studio: New York, 1941 – 1960, que ocupará o Museu de Arte Brasileira, da Faap até janeiro de 2015.
Nascido em Berlim no final do século 19, começou a fotografar quando ganhou uma câmera na adolescência. Na Holanda, onde viveu até a 2ª Guerra, participou da criação do movimento dadaísta e se tornou famoso por suas colagens que desafiavam a ordem vigente de uma Europa que ainda se recuperava da 1ª Guerra Mundial.
Quem visitar a mostra vai poder conferir mais de 90 obras icônicas do fotógrafo, como a capa da Vogue em apoio à Cruz Vermelha. “Era durante a guerra. Imagina hoje uma capa assim, politizada, engajada”, analisa Rangel. “A Picasso Girl é também fantástica, à frente de seu tempo. Assim como as fotos em preto e branco. A Wrap Woman é quase uma escultura. Ele levou a arte para a moda, para as bancas de jornal e para o mundo”, conclui o curador.
Maiores informações: http://www.faap.br/hotsites/exposicao-blumenfeld/
Fonte: Estadão