Festival de Parintins I


É durante o último fim de semana de junho que a pacata ilha de Parintins (AM) se veste para uma das maiores festas folclóricas do nosso país: o Festival Folclórico de Parintins, conhecido pela bela disputa entre as agremiações do Boi Caprichoso e do Boi Garantido.

Já ouviu falar, tem curiosidade, mas não conhece a festa? Não fique assim! A Feambra apresenta, em três seções, a maior festa do Estado do Amazonas.

Boi Caprichoso
Boi Garantido

História
São inúmeras as versões que contam o início da tradição. Diz a lenda que Mãe Catirina, grávida, estava com vontade de comer língua de boi. Foi então que Pai Francisco, com medo de seu filho nascer com “cara de boi”, matou o animal de estimação de seu patrão e preparou a língua à sua mulher. No dia seguinte, o dono da fazenda descobriu toda a armação e mandou prender o casal.

Para tentar se redimir, Pai Francisco apresentou uma solução. Disse ao seu patrão que na floresta havia um pajé que poderia ressuscitar seu boi de estimação. O pajé fez então a sua reza e o animal voltou à vida normal. E até hoje, para comemorar o feito, organiza-se uma grande festa em homenagem ao boi. No fim, Pai Francisco e Mãe Catirina foram perdoados!

Desde então, em 1965, a Festa de Parintins vem crescendo a cada edição. Durante os anos, a sedes foram a quadra da catedral de Nossa Senhora do Carmo, quadra da extinta CCE e o estádio Tupy Cantanhede. Até que, em 1987, o governador do Estado, encantado com a beleza do evento, resolveu construir o Bumbódromo. Com capacidade para 35 mil espectadores, o local reúne os aficionados pela tradição e se pinta de azul e vermelho em uma interessante disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido.

Bumbódromo


COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!