Christine Starr, assessora de Relações Internacionais do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, lançará no próximo dia 15 de junho, das 10 às 14 horas o livro intitulado "Os bastidores do Palácio", onde relata histórias de nove governadores e dos palácios que pertencem ao governo do Estado.
O livro destaca a história do Painel de Tiradentes, que é considerado uma das maiores obras de Cândido Portinari, que antes ficava exposto na parede central do hall nobre do Palácio dos Bandeirantes. O quadro foi executado em 1949 e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo em julho de 1975.
Em novembro de 1988, meses antes da inauguração do Memorial da América Latina, a secretaria da Cultura enviou um ofício à curadora do Acervo Artístico dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, solicitando o empréstimo da obra para ser colocado no Salão de Atros do Memorial.
Em 1999, o diretor- presidente do Memorial da América Latina solicitou à Casa Civil que a obra ficasse no acervo do Memorial definitivamente, ofício este que nunca foi oficialmente respondido.