Djanira: A Memória de Seu Povo



Djanira da Motta e Silva foi uma artista autodidata e de origem trabalhadora que surgiu em 1940. Entretanto, nas últimas décadas, o seu trabalho foi deixado de lado nas histórias oficiais sobre a arte brasileira, e esta exposição dedicada à suas obras traz sua devida importância para história artística e cultural do País.

A primeira grande exposição monográfica desde seu falecimento há 40 anos tem o título de “Djanira: A memória de Seu Povo”. Emprestado de uma reportagem de Mary Ventura, dos anos 70, o nome se refere à trajetória e história de vida da artista, e as viagens feitas pelo Brasil, bem como sua pintura e realidade que retratava em torno de assuntos que eram marginalizados pelas elites.

A mostra ocorre no MASP até o dia 19 de maio, e reúne retratos e autorretratos, diversões e festejos populares, o trabalho e os trabalhadores, a religiosidade afro-brasileira e católica, os indígenas Canela do Maranhão, entre diversos povos e paisagens brasileiras. Além disso, inaugura a programação do Ciclo Histórias das Mulheres, Histórias Feministas, dedicado para artistas mulheres na programação do MASP durante este ano.



COMENTE AQUI

 

CONTATOS

Rua Estados Unidos, 1078 – Jardim América - CEP 01427-001 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3085-4402

feambra@feambra.org

NOSSO BLOG

VENHA NOS CONHECER!